Descrita como “uma aluna séria e inteligente” (Katia Veekmans), “um talento promissor no acompanhamento de lieder”, e “com um sentido inato de respiração” (Abigail Richards e Michaela Kaune), Ana Fernandes colabora regularmente em várias formações orquestrais e de música de câmara.
Iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos de idade, tendo ingressado, com 11, na Academia de Música de Castelo de Paiva na classe do professor Pedro Cunha. Prosseguiu os seus estudos na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (no Porto) sob a orientação de Constantin Sandu, e no Conservatorium Maastricht (na Holanda) com Katia Veekmans.
Laureada em vários concursos nacionais e internacionais, apresentou-se a solo com orquestra por várias vezes durante a sua formação básica, com destaque para o Terceiro Concerto para Piano e Orquestra (de Dmitri Kabalevsky), aos 15 anos de idade; o Concerto para piano e orquestra em Lá menor (de Edvard Grieg), com 17; e a Rhapsody in Blue (de George Gershwin) aos 18 anos de idade.
Em 2018, integrou a Orchestre des Jeunes de la Mediterranée, integrada no Festival d’Aix-en-Provence, sob a batuta de Kazushi Ono, numa digressão por cidades no sul de França.
No verão de 2019, colaborou como membro da Ungdomssymfonikerne (Orquestra de Jovens da Noruega) e da Orquesta de Jóvenes de Extremadura (Espanha).
Trabalhou com maestros como Johannes Gustavsson, Hakon Nystedt, Jan Cober, Stefan Blunier, Quentin Hindley, Andrés Salado, José Eduardo Gomes, entre outros. Tocou em importantes salas em Portugal, Espanha, França, Holanda e Noruega, como a Olavshallen, Casa da Música, Auditório de Música do Conservatório do Porto, Reitoria da Universidade do Porto, Palacio de Congresos de Badajoz, Palacio de Congresos de Mérida, Grand Théatre de Provence, Sint Janskerk, entre outros.
Recebeu masterclasses de notáveis nomes do mundo pianístico, como Enrico Pace, Jean Saulnier, José Ramón Mendez, Balázs Fülei, Jean-François Antonioli, Hortense Cartier- Bresson, Fernando Puchol, Juan Carlos Garvayo, Rene Lecuona, Pedro Burmester, e conselhos musicais do maestro Òscar Colomina i Bosch.
Atualmente, frequenta o Mestrado em Ensino da Música na Universidade do Minho, na classe do professor Luís Pipa, leciona a disciplina de piano na Artâmega (Conservatório de Artes do Marco de Canaveses) e na Academia de Música de Castelo de Paiva.