Miguel Gomes

artamega-fotos-eoe_miguel-gomes

Miguel Gomes

HCA

Eduardo Miguel Fraguito Gomes Canelas nasceu 1988 na cidade de Vila Real. Iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos de idade na Banda de Música de Mateus sob a orientação dos professores Nuno Machado, Ricardo Silveira e Bruno Lopes. No ano de 2002 ingressou na Academia Real Filarmonia, na classe de clarinete, sob a orientação do professor Luís Filipe Santos, tendo concluído em 2007 o Curso Básico de Clarinete no Conservatório Regional de Música de Vila Real. 

Frequentou várias marteclasses com músicos como Nuno Pinto, Luís Filipe Santos, Tiago Abrantes, José Ricardo Freitas, Iva Barbosa, Fernando Ribeiro, José Menezes, Laurent Filipe, Marco Sannini, Guido Arbonelli, Alba Rubia, Luís Clemente, Jaime Branco e Philip Sparke.

Licenciado em Música pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, frequentou também em regime de aluno extraordinário as disciplinas de Orquestração e Introdução à Metodologia Científica na Escola Superior de Música e Artes de Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. É Mestre em Ensino de Música – Especialização em Ciências Musicais e Formação Musical – pelo Instituto da Educação da Universidade do Minho com o relatório de estágio intitulado “O Papel da Memória na Aprendizagem das Ciências Musicais”.

Foi diretor pedagógico e coordenador da Academia de Música da Associação Cultural e Recreativa da Orquestra Ligeira “A Transdouriense” no ano letivo de 2011/2012, associação cultural de que foi membro fundador, onde lecionou as disciplinas de Clarinete, Formação Musical e Classe Conjunto. Colaborou com a Transmontuna (Tuna Acadêmica da UTAD) e como o Movimento Acoopar – Cooperativa de solidariedade Social. Lecionou Educação Musical no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular do 1o ciclo do ensino básico no Agrupamento Vertical de Escolas das Pedras Salgadas, no Agrupamento de Escolas Abade Baçal em Bragança e no Agrupamento Vertical de Escolas de Rio Tinto. Foi professor de Clarinete na Escola de Música da Banda Marcial de Murça e na Orquestra Geração – Fundação EDP – de Murça. Foi professor de Iniciação Musical, Formação Musical e História da Cultura e das Artes no Conservatório de Música da Covilhã.

Atualmente leciona Formação Musical no Conservatório Regional de Música de Vila Real e História da Cultura e das Artes na Artâmega – Academia das Artes de Marco de Canaveses.