Miguel Gomes

Foto nota biográfica

Miguel Gomes

HCA

Eduardo Miguel Fraguito Gomes Canelas, nascido em 1988 na cidade de Vila Real, iniciou os seus estudos musicais aos doze anos de idade na Banda de Música de Mateus sob a orientação dos professores Ricardo Silveira e Bruno Lopes. No ano de 2002 ingressou na Academia Real Filarmonia, classe de clarinete, sob a orientação do professor Luís Filipe Santos e posteriormente no Conservatório Regional de Música de Vila Real. Frequentou marteclasses com Nuno Pinto, Luís Filipe Santos, Tiago Abrantes, José́ Ricardo Freitas, Iva Barbosa, José Menezes, Laurent Filipe, Marco Sannini, Guido Arbonelli, Alba Rubia, Luís Clemente, Jaime Branco e Philip Sparke.

Licenciado em Música pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança e Mestre em Ensino de Música – Especialização em Ciências Musicais e Formação Musical – pelo Instituto da Educação da Universidade do Minho com o relatório de estágio intitulado “O Papel da Memória na Aprendizagem das Ciências Musicais”, é doutorando em Ciências da Educação na Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde desenvolve o seu projeto de investigação na área da comunicação educativa em contexto de ensino artístico especializado.

Foi diretor pedagógico, coordenador e professor na Academia de Música da Associação Cultural e Recreativa da Orquestra Ligeira “A Transdouriense”, lecionou Educação Musical no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular do 1º ciclo do Ensino Básico no Agrupamento Vertical de Escolas das Pedras Salgadas, no Agrupamento de Escolas Abade Baçal em Bragança e no Agrupamento Vertical de Escolas de Rio Tinto, na Orquestra Geração – Fundação EDP, no Conservatório de Música da Covilhã̃, na Esproarte – Escola Profissional de Arte de Mirandela e no CCA – Conservatório de Amarante.

Participou no II Congresso Internacional Paisagens Sonoras: O Som, A Música e a Arquitetura nas Comemorações de André Soares (1720-1769) com a comunicação, em coautoria, “O Douro como pretexto: Simbioses entre paisagem e criação musical”, nas  edições I, II e III das Jornadas de Musicologia do Conservatório Regional de Música de Vila Real, com as comunicações “Frank Zappa ou a vanguarda, o jazz e o rock entram num bar: Uma proposta de análise em torno de Rollo Interior e RDNZL”, “Allegro non troppo, ma con brio: Literacia musical e a mobilização de competências no ensino da formação musical” e “De Sebastian Virdung a Luís Henrique: breve introdução histórica ao estudo da organologia”. Foi moderador convidado na mesa redonda “Santiago como altar do Belo – Manifestações artísticas em torno de Santiago de Compostela” inserida no congresso “Os Caminhos do Caminho: Viagens em torno dos sentidos do Caminho de Santiago”.

Leciona no Conservatório de Música de Vila Real – Comendador Manuel Correia Botelho e na Artâmega – Conservatório de Artes de Marco de Canaveses.