Pedro Maia

pedro-maia

Pedro Maia

Trompa

Natural do Porto, cresceu e foi criado na freguesia de Gueifães da cidade da Maia (1986).

Iniciou os seus estudos em trompa na escola da Banda Marcial de Gueifães na classe de trompa de Álvaro Araújo. Estudou no Conservatório de Música do Porto na classe trompa do Professor Gil Lopes. Licenciou-se na Universidade de Aveiro na classe de trompa do Professor J. Bernardo Silva. Frequentou o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Artes Aplicadas – Castelo Branco na classe de trompa do Professor Paulo Guerreiro. 

Foi membro da Banda Militar do Porto (2011-2017) e da Orquestra de Câmara da Maia desde 2010. Como músico convidado apresentou-se com a Orquestra da Universidade do Minho, Orquestra de Sopros de Santa Maria da Feira, Oporto Chamber Ensemble, Orquestra de Sopros do Conservatório de Música do Porto e Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto.

Atualmente leciona na Academia de Artes de Cinfães, na Artâmega – Academia de Artes do Marco de Canavezes, no Centro Cultural de Amarante e na Fundação Conservatório de Música da Maia. 

Participou também em masterclasses com os trompistas Radovan Vlatkovic, Javier Bonet, Abel Pereira, Bernardo Silva, Juan Manuel Gomez, Nuno Vaz, Hélder Vales, Jonathan Luxton e Bohdan Sebestik.

Trabalhou ainda com diversos maestros ao nível nacional e internacional entre eles José Alberto Pina, Henrie Adams, Ernest Schelle, Rafael Vilaplana, Rui Massena, Cesário Costa, Luís Carvalho, André Granjo, Fernando Marinho, Vítor Matos, Carlos Marques, Luís Cardoso, Francisco Ferreira entre outros. 

Pedro Maia toca numa trompa Dürk, modelo D3